A lista, Cecelia Ahern

By Juliana Rovere - 13:18

Oi gente! Ainda sem computador, logo agora que minhas esperadas férias chegaram e posso colocar tudo em dia. A resenha de hoje é de uma das obras da best seller Cecelia. Eu nunca tinha lido nada dela e posso dizer que superou minhas expectativas. Vamos lá:



Título: A Lista
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 384
Ano de Publicação: 2015

Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon  ♦ Casas Bahia ♦ Livraria da Folha







Já começo dizendo que a narração em primeira pessoa nos aproxima da personagem principal. Conhecemos seus dramas pessoais: a grande amiga está morrendo, um processo por difamação está rolando porque ela acreditou em duas meninas falsas, o namorado a larga e ainda briga com o melhor amigo Steve. Ao contrário do que parece, Kitty não é a mocinha vítima da história. Ela faz péssimas escolhas e fere muita gente. Mas, ao longo da narrativa vemos seu amadurecimento pessoal e profissional e percebemos que a mocinha poderia ser qualquer pessoa da vida real.




"Faria 85 anos na semana seguinte; é claro que ela tinha inúmeras histórias, e é claro que tinha segredos, todo mundo tem. A questão era tentar decidir qual deles Kitty poderia escutar e, depois de todo esse tempo, qual Birdie desejava contar.” (Pág.82)
"E aí uma coisa boa aconteceu naquele dia, a primeira do dia, a única, mas, às vezes, tudo de que precisamos é de uma única coisa boa." (Pág. 168)
Tudo começa quando Constance, em uma conversa com a amiga no hospital, afirma que um matéria que ela não concluiu envolve uma lista com 100 nomes. Antes que a editora possa contar do que se trata ela acaba falecendo. Agora cabe a Kitty levar a ideia aos editores da revista e correr atrás de 100 pessoas para descobrir o que elas têm em comum. A jornada não é fácil e mesmo quando ela encontra uma lista telefônica com os nomes marcados no apartamento de Constance, percebe que as pessoas não tem noção do que se trata a matéria, a amiga não chegou a contatar ninguém. Como o tempo é curto, Kitty não chega a falar com todas as pessoas e sim com algumas delas.



'' - Eu esperava que o mundo acabasse com a morte dela. [...] Mas ele não acabou. Tudo seguiu adiante, como estava, e continua seguindo. Às vezes, saio para caminhar e me dou conta de que parei no tempo, e que tudo ao meu redor continua mudando e evoluindo. E aí me pergunto: Eles não sabem? Não sabem da coisa horrível que aconteceu?'' (Bob- Pág. 256)
"Kitty relaxou na poltrona e tomou mais um gole de vinho. Bob ficou observando-a enquanto a mente repassava a história que ele acabara de lhe contar, e depois as novas historias para as quais Constance a conduzira. E foi então que ela compreendeu. Finalmente." (Pág. 259)  
Ambrose Nolan, Eva Wu, Archie Hamilton, Jedrek Vysotski, Bridget Murphy e Mary-Rose Godfrey são pessoas de faixa etárias diferentes, histórias de vida diferentes com algo em comum. Kitty demora um pouco para "juntar o quebra-cabeça" mas o que temos quando ela finalmente o faz é uma aventura repleta de ação e diálogos maravilhosos. Não quero entregar muito, porque vale a pena as surpresas para quem vai ler um dia e espero que vocês o façam. Cecelia tem uma escrita fluída e sensível, devoramos as 380 páginas com a mesma vontade. É um livro para sorrir, emocionar, torcer por casais, fazer pensar e divertir. A capa está linda com todos os 100 nomes e além de tudo isso, a mensagem principal é o perdão, porque Kitty enfrenta muita coisa até perdoar a si mesma pelo que fez e,quem sabe, receber o perdão de quem feriu. Indico e muito!

PS: Constance mesmo aparecendo pouco se mostrou divertida e com muita garra. Impossível não rir de como ela e Bob viviam.

Ps2: Esse livro merece uma continuação com todos os 100 nomes. Seria um grande encontro.

Ps3: Todo mundo tem uma história para contar, por mais insignificante que achemos que nossa vida é. Meu lado escritora e repórter amou esse livro por isso.

Sei que estou em dívida com vocês, mas sem computador tenho que organizar as parcerias, eu iria encerrar o top no dia 15/12, mas como foi inviável realizar o sorteio vamos fechar o mês (e o ano) e além de escolher o livro, o vencedor leva um super kit de marcadores! Continuem participando! Um Natal de muita luz e amor para todos. 

Besos!

  • Share:

You Might Also Like

4 Comentários

  1. Oi Ju é tão bom quando a agente gosta de um livro parece que o livro é bem legal, ele já está na minha lista de leitura obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá.... Confesso que nunca li nada dessa autora... Mas fiquei bastante curiosa e vou incluir esse livro em minha lista de leituras.... Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Quero muito conferir este livro, sou fã da autora, gosto muito da escrita dela e este eu ainda não conferi. Gostei muito da sua resenha e espero poder ler o livro em breve.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia o livro ,mas adorei e sua resenha me deixou curiosa u.u
    Amei essa capa ,simples e linda ...

    ResponderExcluir