Whiplash - Em busca da perfeição, 2014

By Rosana - Tudo que Motiva - 08:30

Olááá
Bom, posso começar dizendo que eu AMEI esse filme? Beleza, feito! Whiplash foi indicado em 5 categorias: melhor filme, ator coadjuvante, roteiro adaptado, montagem e mixagem de som. Acabou a noite ganhando 3 categorias: Ator coadjuvante, edição e mixagem de som \o/


O filme trás a história de Andrew, Miles Teller (Divergente e O Espetacular Agora) um jovem baterista obcecado pelo seu sonho de ser o melhor e maior baterista do mundo. Ele quer mais que tudo na vida, ser lembrado por anos e anos e ter seu nome marcado assim como o Buddy Rich, seu maior ídolo. Andrew estuda na melhor escola de música dos EUA, a Shaffer. Por eventualidades do destino, ele é chamado para entrar na orquestra principal da escola e passa a ter o inconstante Terence Fletcher , J. K. Simmons, como professor. 

É nessa oportunidade que Andrew vê seu sonho se realizando, quer dizer mais ou menos. No começo parece ser um sonho, porém cada vez mais o professor dele mostra ser uma pessoa arrogante, inconstante, sádica, maníaco, um verdadeiro psicopata. Terence às vezes tem um tom acolhedor, porém quando chega o momento de exigir resultados ele vai desde sarcasmo, à humilhação e agressão física. Ele defende a teoria que a frase "Bom trabalho" não leva a pessoa a ser excepcional, isso leva a pessoa a ser conformada e ele não quer isso para seus alunos.


Ele tem um gesto muito peculiar e sempre que alguém erra pode ter certeza que por aí vem xingamentos e humilhação, dá até um frio na espinha deixando quem tá assistindo muito tenso e pensando "Putz, o que será que vem agora?". Andrew por sua vez, é um cara bem determinado e tem claro na sua mente o que deseja ser, qual é o seu maior sonho. Muito ambicioso e astuto, ele faz de tudo para conseguir atingir seu objetivo, vira uma obsessão, desde aceitar as humilhações do seu professor inconstante até dar seu suor e sangue, literalmente, para conseguir o que deseja.



Olha, esse filme ganhou meu coração. O filme conseguiu me deixar muito mais tensa do que em muito filme de terror, deixou meu coração acelerado muito mais do que em filmes de ação. O zigzag da câmera dá um toque todo especial ao ritmo do filme e as músicas deixam tudo no ritmo acelerado que a câmera proporciona. E o filme terminou na hora certa, não poderia ter terminado melhor, foi um final perfeito. Do lado do professor: será que vale a pena exigir tanto? Do lado de Andrew: até onde a obsessão pode te levar? Miles Teller toca bateria de verdade e nesse filme ficou evidente o quanto ele é bom e o quanto esse filme vai fazer bem para a carreira dele. JK Simmons, está excepcional! Agora fiquei em duvida em quem devo torcer para o Oscar.


Título original: Whiplash 
Distribuidor: SONY PICTURES
Ano de produção: 2014
Nota: 5/5 + ♥ 
Filmow

Enfim, assistam o filme! É sensacional! Vocês não vão se arrepender. 

  • Share:

You Might Also Like

8 Comentários

  1. Oi Rosana, nunca tinha ouvido falar desse filme parece ser bem legal com certeza vou assistir obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosana :) Não tinha visto nada desse filme, porém ele não me chamou muito atenção!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rosana. Este filme é um dos muitos que você anuncia por aqui e eu não conheço. Entretanto, este eu não me interessei muito. A proposta de Whiplash e um baterista que sonha em ser famoso não me atraiu. Mesmo com uma história de superação e aceitação, não gostei.
    Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto algumas coisas sobre o filme, mas ainda não assisti. O enredo é bem do jeito que imaginava, o filme parece ser ótimo, e é claro que é né, levou três oscars... rs... O fim deve ser uma superação, acho que depois de tanto empenho ele deva ter conseguido ser reconhecido (pelo menos imagino que sim). Bem agora que li seu post me lembrei do filme e fiquei com vontade de assistir, vou ver se assisto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, ouvi falar desse filme mas não cheguei a assistir... Parece realmente ser um filme ótimo... Vou assistir com certeza!!! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. O filme não chamou minha atenção ,mas como VC indicou ,e até agora todos os filmes que vc indicou eram bons ,talvez eu veja um dia desses.

    ResponderExcluir
  7. já ouvi falar do filme mais ainda não assisti, gostei da resenha do filme e pode ter certeza que eu vou assistir.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Ótima resenha me identifiquei por que filme também conquistou meu coração, gostei muito dele e não é atoa que foi indicando em 5 categorias e venceu 3 é muito bom mesmo, saiu recomendando ele para todo mundo.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir