Primeiras impressões: A menina da neve, Eowyn Ivey

By Juliana Rovere - 13:30

Oi gente! Quando a Novo Conceito anunciou os lançamentos de outubro, grande parte das expectativas giraram em torna de "A menina da neve", seja pela capa ou pela premissa da obra. Infelizmente eu não receberei o livro esse mês, mas a editora mandou um livreto para me deixar mais  curiosa e hoje eu quero dividir com vocês.


 Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.


O livreto nos apresenta a primeira parte da história, os três primeiros capítulos. Mabel e Jack vivem isolados em uma cabana e de cara percebemos como o casal anda distante, talvez pela perda de uma filha, 10 anos antes. Enquanto ela se ocupa dos afazeres domésticos e de amargas lembranças, Jack é quem vai até a cidade vender umas tortas que a esposa faz ou trabalha no campo. Ficamos logo sabendo que a distância entre os dois é tão grande que Mabel tenta o suicídio no rio, porque claro, se pega alguma arma do marido a culpa poderia recair sobre ele e ela não deseja que isso aconteça.

"Mabel sabia que haveria silêncio. Esse era o sentido de tudo, afinal. Nenhuma criança gritando nem uivando. Nenhum filho de vizinho se divertindo em patins pela rua. Nada de barulho de pezinhos nas escadas de madeira gastas lentamente durante gerações nem o barulho de brinquedos batendo no chão da cozinha. Todos esses sons do fracasso e arrependimento dela seriam deixados para trás e, no lugar deles, havia apenas silêncio." ( Pág. 05)
"- O que devo dizer, Mabel? Preciso de ajuda. - Ele manteve a cabeça baixa e apertou os laços. - É simples assim.- Jack pegou o casaco do gancho, abotoando-o ao sair, como se não pudesse esperar para passar pela porta." (Pág. 24)
Além dessa dificuldade do casal, o inverno está chegando e o dinheiro acabando. Percebemos como a sobrevivência pode ser cruel. Em uma das idas a cidade, Jack conhece George, que mora do outro lado do rio e oferece ajuda ao homem, junto com seus filhos e uma companhia para Mabel, a esposa dele, Esther. E é ai quando as coisas ficam boas, ao vermos o casal interagindo com outras pessoas em uma noite de Ação de Graças que o livreto acaba. Sim, me deixou com um gostinho de quero mais, principalmente porque não sei o que vai levá-los a construir a boneca de neve juntos.



Fica a curiosidade então, de ótima narrativa em terceira pessoa, que capta os momentos difíceis na vida de um casal bem como a vida no campo. Quando eu tiver a oportunidade de ler a obra completa, corro para contar para vocês.


Besos

  • Share:

You Might Also Like

15 Comentários

  1. Nossa esse livro parece ótimo mesmo, adorei a premissa *---*
    Deixou muito gosto de quero mais kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Este livro já me conquistou pela capa. Lendo a sinopse já me senti muito interessada pelo livro e lendo suas impressões sobre os primeiros capítulos fiquei ainda mais interessada, também fiquei com um gostinho de quero mais, vou aguarda a resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tmb fiquei bem curiosa quanto a esse livro ,a capa é simplesmente muito linda e a sinopse me conquistou desde o primeiro instante e vou esperar resenha aqui no blog e espero que o livro não decepcione .

    ResponderExcluir
  4. Ficamos todas na curiosidade meninas!!! Rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana, vim conhecer seu blog e adorei, até pq amo ler e vi que livros estão sempre em alta por aqui rs, esse por exemplo eu não conhecia e já fiquei com vontade de ler! Já estou seguindo, se puder me segue tb, bjus!

    Bom Humor Não Sai de Moda
    (bomhumornaosaidemoda.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada querida. Já estou indo te fazer uma visita!
      Beeeijos

      Excluir
  6. Estou querendo muito ler esse livro, desde que vi a capa!!! Espero ler logo, pois estou bem curiosa!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro eu ainda não conheci.... Mas só pelas suas primeiras impressões fiquei super interessada!!!! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  8. Oii!!
    Realmente a capa e a premissa chamam muito atenção. Estou super ansiosa pela leitura e bem curiosa pra saber o que leva o casal a construir a boneca de neve.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    A capa é mesmo linda, esse é um livro que eu compraria pela capa com certeza, e também pelo nome que me e deixou super curiosa, bom saber um pouquinho mais sobre ele gostei bastante, espero poder ler logo também.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana :) Eu também fiquei super curiosa para ler "A Menina de Neve" quando ela tornou lançamento da Novo Conceito, tanto pela capa que é super linda, quanto pela premissa do livro. Mas, assim como você, eu também não li o livro ainda, e a diferença é que não recebi um livreto hahaha Eu realmente me encantei pela história do livro e já gosto antes mesmo de ler, já li algumas resenha do livro e os elogios são muitos, então acredito que vai ser uma leitura e tanto!

    ResponderExcluir
  11. Sim, ficamos todas na expectativa!
    Quem ler primeiro vem aqui contar.
    Beijos meninas!

    ResponderExcluir
  12. to muito ansiosa para fazer a leitura desse livro, to de olho nele desde o lançamentos e todos que leem ele gostam, adorei a tua resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju eu comecei a ler a menina da neve mas sabe quando o livro não te desperta mais emoção e você perde a vontade de ler então aconteceu comigo então parei de ler.

    ResponderExcluir
  14. Ju, as minhas expectativas foram todas correspondidas, gostei bastante do cenário invernal do Alasca, dos mistérios e segredos que rondam a garota e dos personagens que fazem o casal. A escrita desta autora parece incrível.

    ResponderExcluir