A Playlist de Hayden, Michelle Falkof

By Juliana Rovere - 10:00

Olá amores! Mais livro de parceria. Dessa vez eu finalmente devorei "A playlist de Hayden". Esperei muito por sua chegada (desde julho para ser precisa), estava com as expectativas lá em cima e em grande parte não me decepcionei. Vamos lá:



Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Título Original: Playlist for the dead
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
I.S.B.N: 9788581637044
Compare & CompreSaraiva • Submarino • Amazon



"Eles iam mesmo até o altar dizer coisas boas sobre Hayden? Falar sobre como sentem a falta dele, que grande perda ele será para todos….Será que aquelas pessoas fazem noção de como elas contribuíram para o fato de estarmos todos ali naquele dia?” (Pág. 24)

Como começar essa resenha? Sam encontra o corpo do melhor amigo junto com uma playlist endereçada a ele. Logo ficamos sabendo que os dois sofriam bullying do irmão de Hayden, Ryan e seus dois amigos. Mas o que justificaria tal ato do garoto? Eles já passaram por muitas coisas e Sam nunca cogitou suicídio. E imaginava que Hay também não. Ao longo da narrativa percebemos que há mais mistérios do que imaginamos. Uma trama de acontecimentos culminou na decisão de Hayden  de tirar a própria vida No dia do funeral, Sam escapa da hipocrisia de ver todos ali em cima do corpo e vai para a loja em que costumavam ir. Lá, ele conhece Astrid, uma jovem que também estava no funeral. O primeiro mistério sobre Hayden paira sobre a cabeça de Sam: por que o amigo jamais mencionou a amizade com uma garota? Sam também se sente atraído por Astrid e os dois começam a ficar bem próximos.



"Fechei os punhos, afundando as unhas nas palmas das mãos, e tentei me acalmar. Eu havia passado os últimos dias alternando o ódio por Hayden com a saudade, me sentindo culpado e deprimido, sem saber como deveria me sentir, mas desejando me sentir, de alguma forma, diferente. Ele me deixou sozinho e eu jamais tinha feito isso com ele, não importava o quanto estivesse com raiva. Tudo isso impedia que eu dormisse, por isso, mais do que todo o resto, eu estava exausto. Exausto e morrendo de ódio. Uma excelente combinação." (Pág.16)
" - Quando foi que superou? - eu perguntei. - Quando você começou a sentir que estava ok, tipo, estar no mundo de volta?''(Pág.209)

Além disso, Sam tem que conviver com a auto-piedade de todos e sua falta de sono. Para piorar a situação, alguém está se vingando da "trifeta" do bullying, como os dois amigos chamavam Ryan, Trevor e Jason. Todo confuso, Sam não sabe se ele mesmo está fazendo a vingança, se alguém está vingando o amigo por ele, porque ele também recebe mensagens no jogo que costumava jogar com o amigo. Mas será que é tudo real, a vingança, as mensagens e até uma visão que ele teve no seu quarto?



O que eu posso dizer é que realmente deve ser devastador perder um amigo (pior, o único) quando se é adolescente e sofre preconceito. Porque se essa fase já é confusa por si só. Ter que juntar todas as peças para descobrir o que de fato aconteceu é o que nos faz devorar a obra. Outro ponto é que a última conversa de Hayden e Sam foi uma briga e vemos o quanto isso mexe com o garoto.A narração fica por conta do Sam, em primeira pessoa e a leitura flui. Eu só achei que os mistérios poderiam ser mais desenvolvidos ao longo da história, porque as revelações ficaram muito para o final.Os últimos capítulos foram praticamente de Astrid, Jesse, Eric (amigo gay de Astrid que também sofreu preconceito) e Ryan contando suas partes na história que culminou a morte de Hayden. Isso tornou o final um pouco cansativo, mas nada que estrague o livro.

“ Pensei por um minuto sobre a crescente lista de pessoas que se sentiam responsáveis pela morte de Hayden. Todos nós estávamos certos e todos estávamos errados ao mesmo tempo. E por fim, foi Hayden quem tomou aquela decisão. ” (Pág. 277)

 "A playlist de Hayden" é sem dúvidas, uma obra que fala sobre amizade, amor, morte e bullyng. E como as atitudes de uma pessoa podem acabar com uma vida. Sem falar é claro, da ótima seleção de canções (algumas clássicas) e de referências de séries e quadrinhos bem atuais. Para ler e ouvir junto, aqui você escuta as músicas. Com uma excelente narrativa e personagens tão bem construídos que nos fazem sentir e entender tudo o que passaram, Michele deu o seu recado. E apesar de parecer uma história simples, sem um grande enredo, há uma proximidade com a realidade maior do que eu imaginava: afinal, poderia acontecer com qualquer amigo próximo ou até com nós mesmos.

Besos!


Esse livro faz parte do desafio literário #EuLi de Agosto no item 2: Um livro que tenha sido adquirido em 2015. Para quem não lembra, só clicar aqui.

  • Share:

You Might Also Like

12 Comentários

  1. Oi Juliana :) Estou de olho nesse livro desde que ele lançou! Eu li as primeiras impressões do livro e me apaixonei ali mesmo. A história é super emocionante e um tanto profunda. Também gostei do modo inovador que a autora encontrou, um meio de "comunicação" pela música entre os dois personagens. Eu gostei demais e quero ler o livro completo agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, estava muito ansiosa para que ele chegasse logo.
      A playlist é muito citada pelo Sam e no decorrer da história mas sabe que não achei que foi o principal meio de comunicação? a chave é a personagem Astrid rs
      Beijooos

      Excluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, parece ser super interessante mas não quero ir com expectativas. É tão melhor quando nos deixamos surpreender <3
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler esse livro já faz algum tempo! Parece ser muito bom e o que mais achei interessante na história foi o fato de a autora abordar suicídio.

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha e estou com esse livro aqui!!!! Com certeza vou lê-lo em breve!!!! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e gostei muito de conhecer. A premissa me agradou e me chamou muito atenção. O livro faz o mesmo estilo das Vantagens de Ser Invisível, mostrando as dificuldades da adolescência junto com algumas outras dificuldades que ocorrem na vida dos personagens, além de envolver um pouco de mistério, sobre a morte de um amigo, ele me lembra outro livro também, do mesmo autor que escreveu Se eu ficar, não me recordo o nome agora. Enfim, o livro me agradou muito, gostei da música, espero poder conferi-lo em breve. Parabéns pela resenha, ficou ótima. =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Nossa a história parece bem profunda ,e tmb triste .Mas o enredo muito bom ,adoraria ler e desvendar o mistério junto com o Sam .A Capa tmb é bem legal .

    ResponderExcluir
  7. A Playlist de Hayden é um dos livros que eu venho adiando a leitura há meses, mas quero muito ler e entender um pouco mais sobre o tema.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Amei essa capa achei fofinha e quis de cara, imaginei uma historia bonitinha por traz dessa capa, pode ter certeza que eu ia me surpreender muito se não tivesse lido sua resenha é muito diferente do que minha imaginação criou ao ver a capa, é muito mais forte, e trata de temas realmente importantes, quero muito ler...
    Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju nossa o livro parece ser lindo e emocionante mas um pra minha lista de desejados bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Juuh. Eu tenho enorme curiosidade em A Palylist de Hayden por dois motivos principais, sendo eles a passagem de músicas durante a narrativa e o suicídio. Entretanto, algo na narrativa me desagrada, algo desconhecido. Estou tentando, ainda, dar uma chance à leitura e os mistérios que rondam esta festa única. Estou indeciso sobre a leitura.

    ResponderExcluir